Projeto 11 - Sequência de LEDs - A Super máquina !
Você já ouviu falar na série de televisão "A Super Máquina" ?
Knight Rider (A Super Máquina) foi uma série de televisão produzida nos anos 80 por Glen A. Larson na Universal Studios.
A
série iniciou em setembro de 1982 e encerrou em maio de 1986,
totalizando 4 temporadas e 90 episódios produzidos. Sua primeira
exibição no Brasil foi na TV Record em 1983, depois, a série passaria no
SBT (na época, ainda se chamava TVS), na Globo e seria exibida pela
última vez no fim da década de 90 na Rede 21. Estreada por David
Hasselhoff (Michael Knight), um tipo de cavaleiro andante dos dias
atuais, que
dirigia um carro com avançada tecnologia e personalidade própria,
adquirida a partir do desenvolvimento de uma inteligência artificial -
IA.
Os episódios mostravam a luta contra o crime. A série teve imenso
sucesso junto do público, muito devido ao caráter inovador de colocar um
carro como personagem... (fonte: Wikipédia)
Repare que entre os faróis na parte dianteira do carro, há um jogo de luzes vermelhas que ficam piscando o tempo todo de um lado para o outro:
Neste projeto, vamos simular esse efeito de luzes usando o Arduino para controlar a sequência de leds.
Para a execução deste projeto, serão necessários os seguintes componentes:
- 1 placa Arduino Uno ou compatível
- 1 protoboard
- 6 fios jumper vermelho
- 1 fio jumper preto
- 6 LEDs 5mm vermelho
- 1 resistor de 100 ohm
Faça a primeira montagem simples (sem potenciômetro) conforme o esquema abaixo desenhado no software Fritzing.
Ligue o Arduino no PC, configure os drivers necessários e teste os códigos nas linguagens abaixo:
mBlock:
Método simples (ligando e desligando porta por porta)
Desafios:
- Crie uma variável para controlar o tempo e adicione comandos de teclas (seta para cima e seta para baixo) para incrementar e decrementar o valor da variável tempo.
- Crie uma variável para representar a porta digital e use um laço de repetição para alterar a porta automaticamente por meio de incremento e decremento.
Arduino:
Desafios:
- Crie uma variável para controlar o tempo
-
Crie uma variável para representar a porta digital e use um laço de
repetição para alterar a porta automaticamente por meio de incremento e
decremento.
- Controle o tempo do pisca usando um potenciômetro. Use o esquema abaixo para fazer as ligações e a porta analógica A0, que receberá o valor do potenciômetro, em seguida, repasse para uma porta PWM usando a função "map":