Neste projeto utilizaremos um potenciômetro para acender um LED gradativamente, por meio da leitura de uma porta analógica onde será conectado o potenciômetro e repassado o valor para a porta PWM onde estará ligado o LED. O mesmo exemplo pode ser aplicado para acionar outros dispositivos eletrônicos, como buzzer, motores, etc.
Para a execução deste projeto, serão necessários os seguintes componentes:
- 1 placa Arduino Uno ou compatível
- 1 protoboard
- 1 fio jumper branco
- 2 fios jumper vermelho
- 2 fios jumper preto
- 1 resistores de 100 Ohm para usar com o LED
- 1 LED
- 1 Potenciômetro B10K
Faça a montagem conforme o esquema abaixo desenhado no software Fritzing.
Ligue o Arduino no PC, configure os drivers necessários e teste os códigos nas linguagens abaixo:
Scratch for Arduino:
Desafio:
- Crie um pisca-pisca e controle o tempo entre aceso e apagado utilizando o potenciômetro.
- Crie uma animação no scratch, por exemplo, uma rua com alguns veículos em movimento. Controle a velocidade destes veículos com o potenciômetro.
- Crie uma animação de um personagem andando e controle a velocidade dos passos com o potenciômetro.
Arduino:
Desafio:
- Crie um pisca-pisca e controle o tempo entre aceso e apagado utilizando o potenciômetro.
- Crie um beep intermitente controlando o tempo com o potenciômetro
- Controle o som de um buzzer gradativamente utilizando o potenciômetro